segunda-feira, novembro 30, 2009

You like money. You've got a great big dollar sign there where most women have a heart.


«The Killing»

Etiquetas:

Esta 5ª F, às 15h30, na Cinemateca




THE YOUNG LIONS
O Baile dos Malditos
De Edward Dmytryk
Estados Unidos, 1958 - 167 min.
legendado em português (electronicamente)
Adaptação do romance de Irwin Shaw que tem por cenário a segunda guerra mundial e se esgrime no confronto de três homens que se encontram no campo de batalha perto do fim do conflito: Clift e Martin, como soldados americanos, e Brando no [...]


Um cineasta olvidado, um filme quase odiado. Vi-o no extinto Alvalade, em reprise. E nunca mais o esqueci.




Fonte

Music



Bastam os primeiros acordes para voltar a 1976.

sexta-feira, novembro 27, 2009

I'm afraid. I'm afraid, Dave. Dave, my mind is going. I can feel it. I can feel it. My mind is going. There is no question about it.

Filmes em revista sumária # 180


Com todos os ingredientes para dar certo – Paris, comida francesa, anos 40, blogues, duas boas actrizes e uma história verídica –, «Julie & Julia» nunca chega verdadeiramente a sair do lume brando (realce, pela negativa, para a total artificialidade das cenas conjugais, por ex.) e da padrão mediano de produto televisivo de digestão fácil, quiçá pronto a uma boa soneca no sofá mais perto do pequeno écran; sendo a única chama que de vez em quando se aviva ao lume quando Streep dá um ar da sua graça ou Amy Adams (já uma senhora actriz, espontânea e natural) entra em cena. A melhor cena, essa, é a do momento televisivo, verídico, de Dan Aykroyd parodiando a verdadeira Julia Child. Nota máxima para a insuperável Cordon Bleu ainda hoje a referência das referências.

quarta-feira, novembro 25, 2009

Fate had determined that he should leave none of his race behind him, and that he should finish his life poor, lonely and childless



«Barry Lyndon»

Etiquetas:

Filmes em revista sumária # 179


Em «Cirque du Freak: The Vampire`s Assistant» a coisa oscila entre uma série de pastiches de cenas e situações, inclusive no uso da câmara, naquilo que se poderia apelidar de versão medíocre de filme directed by Tim Burton, explorando o filão freak que Tod Browning há tantos anos lançou, de forma insuperável, diga-se. Nesse aspecto Paul Weitz, o realizador, é uma lástima.

O filme aproveita-se, claro, da "onda vampiresca" dos últimos anos e vive de algumas cenas e personagens cómico-grotescas, às quais, contudo, nem mesmo uma boa prestação de um alucinado John C.Reilly (lembrando o Keaton de «Beetlejuice») consegue tirar da fasquia básica. O melhor, mesmo, do filme é o seu superlativo genérico inicial: um festival de animação e imaginação, a fazer lembrar os tempos de Terry Gilliam da série Monty Python Flying Circus.

sexta-feira, novembro 20, 2009

Meia desilusão, meia confirmação


Ou como neste caso um filme vale mil livros.

Can happiness buy money?


«Killer's Kiss» (1955)

Etiquetas:

quarta-feira, novembro 18, 2009

Um dos melhores de Dovzhenko


Que é como quem diz, um dos melhores mudos de sempre. «Zvenigora» na Cinemateca, este Sábado, ao final da tarde



Zvenyhora has remained my most interesting picture. I made it in one breath - a hundred days. Unusually complicated in structure, eclectic in form, the film gave me, a self-taught production worker, the fortuitous opportunity of trying myself out in every genre. It was a catalogue of all my creative abilities. (Dovzhenko, Autobiography, 1939)[Fonte]



segunda-feira, novembro 16, 2009


Ann Blyth

Etiquetas:

Na ressaca dos Depeche Mode


David Gahan é de facto uma força da natureza, a fazer lembrar Mercury e Bono, claro, mas nunca perdendo a sua própria identidade. O telão que pendia do 1º balcão do Pavilhão Atlântico fazia jus ao vocalista. Grande espectáculo no âmbito desta digressão de 2009, Tour of the Universe, a que só mesmo faltou «Little Fifteen» para ter regressado a casa de papo cheio, pés a arder e afónico. Valeu a pena esperar.

sexta-feira, novembro 13, 2009

Enquanto isso

No Canal ARTE (talvez o único canal de serviço público em todo o mundo), decorria um ciclo dedicado a Hitchcock. Anteontem passou «Sabotage» e ontem foi a vez do labiríntico «39 Degraus». Filmes a régua e esquadro, por sinal.

A Dinky está de parabéns



E Eurico de Barros também, pelo excelente artigo sobre a efeméride.

Só falta falar na gigante e fabulosa Schuco. Suspeito é que o PM tenha efabulado a história dos carrinhos da Dinky, uma vez que na sua tenra idade os Dinky já eram... Corgi, sim; Politoys, sim; Solido, sim, mas Dinky, não, definitivamente.

quarta-feira, novembro 11, 2009

Imperativos

No tempo e no modo cada vez gosto mais do imperativo no tempo presente, se a gramática o permitisse, claro, que não permite. Até agora, a verdade é que sempre preferira o pretérito, apesar de imperfeito e longe do mais-que-perfeito, por conseguinte. O futuro a Deus pertence e ao condicional nunca passei cartão, e do conjuntivo não vale a pena falar porque ninguém o sabe dizer. O gerúndio só podia dar em acordo ortográfico. Só resta mesmo o IMPERATIVO.

Faz 20 anos no saudoso Pei Pin



Na Duque de Loulé comeu-se a melhor comida chinesa de Lisboa. Ementa perfeita: crepe, arroz Chow-Chow, galinha com amêndoas (sem verduras, como é da praxe), porco doce (o verdadeiro, sem aquele patético molho agridoce, mais a cenourinha e o ananás aos quadradinhos) e ananás frito. Tudo regado a Mateus Rosé, claro.

terça-feira, novembro 10, 2009

Filmes em revista sumária # 178


Regresso frouxo de Bruce Willis e (des)confirmação de Jonathan Mostow enquanto realizador de acção. A isto se resume «Os Substitutos», réplica musculada e sanguinolenta de filmes eternos como «Blade Runner», por exemplo. A ideia original – os seres humanos que optam pela preguiça total e pelo roupão (nem para sair à rua se mexem, pelo que os humanos viram robots e os robots quase humanos), deixando-se viciar na sua própria auto-destruição, sugados até ao tutano pela máquina de replicação - até é engraçada e poderia dar pano para mangas. Infelizmente isso não acontece, pese embora alguns efeitos especiais bem conseguidos e uma fotografia de encher o olho.

sexta-feira, novembro 06, 2009

Confirmada para Dezembro:



Revisitação no Oriente, de «Professione: Reporter», de mestre Antonioni.

Não é "Coisa-Pouca"


É blogue de velha colega de newsgroup de cinema. E aqui fica o agradecimento por seguir as peripécias deste pequeno bruto cinéfilo, e o pedido de desculpas por só agora ter notado que tal acontecia e que a Luciana tinha este belo blogue.

quarta-feira, novembro 04, 2009

Filmes em revista sumária # 177


Pouco mais que mediano este último filme de Joe Wright, aqui e ali pomposamente repleto de clichés (roçando por vezes a cabotinice declarada: o politicamente correcto no que toca aos sem-abrigo, as cores desbotadas quando o solista vive a emoção da música, etc.) e com um desperdício de “mão-de-obra” (não tanto Foxx mas sobretudo Downey Jr.) que só se entende porque afinal a história de «O Solista», apesar de baseada em factos verídicos, não é assim tão interessante quanto isso, e o realizador nunca consegue sair da bitola telenovelesca da coisa. É pena.

segunda-feira, novembro 02, 2009


Kim Novak

Etiquetas: