quinta-feira, maio 31, 2012

Centenário do Turismo em Portugal

Sei que já passaram uns dias sobre o fim das comemorações do Centenário do Turismo em Portugal, mas não queria aqui deixar de dar os parabéns ao programa de eventos e festividades que percorreu o país de lés a lés, e a Jorge Mangorrinha, pois, então, que o conduziu. Eu, se mandasse, poria um enfoque especial em duas coisas: na oferta romântico-revivalista e nos azulejos, e fundindo os dois, na oferta termal de há cerca de 100 anos, tão espectacular quanto olvidada (veja-se o estado deplorável do Hotel Salus, por ex., em Vidago. Aqui o blogue está grato à CCT pelo ciclo de turismo e cinema exibido na Cinemateca.

sexta-feira, maio 25, 2012

Sequências imortais #8

Filmes em revista sumária #342

«Dark Shadows» é mais um daqueles tratados de humor negro a que Tim Burton nos habitua desde «Beetlejuice», feito de bom gosto e boa disposição, com sucessivas piscadelas de olho a cinefilias várias (desde logo a si próprio, «Ed Wood», etc.), a começar pela série televisiva que lhe dá mote, e onde de há anos a esta parte não deixam de dizer “presente” Johnny Depp e Helena Bonham-Carter. Talvez que às “entradas de leão” (toda a introdução à família Collins e à fundação de Collinsport…) não tenha correspondido a devida saída compatível (tanto a “charge” aos anos 70 como aquele desfecho são um pouco frouxas… se comparáveis, por ex., à adaptação do velho vampiro às vicissitudes dos tempos modernos), mas a história de amor é bem contada e visualmente magnífica (outra coisa não seria de esperar, claro) e aquela de comparar o logo da McDonald’s a Mefistóteles é das coisas mais bem apanhadas de que há memória. Contudo, continuo a preferir o Burton mais sério e mais terrífico. Já a Pfeiffer resiste bem à passagem do tempo!

quinta-feira, maio 24, 2012

Sequências imortais #7

quarta-feira, maio 23, 2012

Sequências imortais #6

terça-feira, maio 22, 2012

Hoje é dia especial para Mickey

Em 1929, foi "lançado no mercado o primeiro desenho animado (falado)".

Em 1935, apareceu pela primeira vez no esplendor do Technicolor.

segunda-feira, maio 21, 2012

Quizz

Terá sido Sidónio? Salazar? Soares? Cavaco? Ou virá a ser Gaspar?

Não, parece que foi D. Carlos I. Assim o esculpiram.

Filmes em revista sumária #341

Alguém não gostar de Julie Delpy é impossível, e para quem tem alguma coisa que ver com os anos 70 mais impossível será desgostar de voltar até lá, aos tempos em que se podia diferenciar os modelos de automóveis e as cores eram cores. Vem isto a propósito de «Le Skylab», realizado pela actriz intemporal da saga de Richard Linklater iniciada com «Before Sunrise», e que tem como mote a estação espacial homónima, então muito em voga. Juntem-se-lhes a disco, um punhado de actores q.b. (pelo meio até anda a veterana Bernadette Lafont), e um je ne sais quoi no trato da imagem e da encenação, digno de Ophuls ou Bérri, e eis como se pode ter uma noite bem passada enquanto chove lá fora.

sexta-feira, maio 18, 2012

Sequências imortais #5

Obituário: Donna Summer (1948-2012)

Sim, love to love you baby.

Estamos a ficar velhos, suponho.

quinta-feira, maio 17, 2012

Sequências imortais #4

«A Marlene Dietrich até que nem era bonita»

Frase do dia, ouvida no autocarro, dita de idosa para idosa.

quarta-feira, maio 16, 2012

Sequências imortais #3

terça-feira, maio 15, 2012

Et-voilà, Cannes 2012!

Da programação do Festival deste ano, para lá de tudo quanto costuma ser belo e bom, há uma série de exibições de filmes restaurados (lista aqui). Se lá estivesse, não perderia «Tess», ai não, não perderia.

Sequências imortais #2

segunda-feira, maio 14, 2012

Sequências imortais #1


Será mesmo o melhor plano-sequência de sempre...

quinta-feira, maio 10, 2012

Filmes em revista sumária #340

Os maldosos, os lacraus, os filhos de Satã, já nascem assim ou apre(e)ndem pelo caminho? No caso de «We Need to Talk About Kevin», parece que foi parto a meias: a mãe que o foi à força, a modos que antevendo a criatura, e a criatura que fez questão de nascer e vingar, “et pour cause”. A andrógena Tilda Swinton é a mãe-mártir de serviço (mais um papel de se lhe tirar o chapéu, ela que aqui também produz, ao lado de … Soderbergh) e John C. Reilly o pai tolo, que pela camaradagem nunca chega a entender o quão fatídico foi o seu destino e o dos seus. Um filme de Lynne Ramsay que parece feito por Gus Van Sant, facto que só lhe poderá motivar orgulho. O filho, que tem o diabo no corpo, assusta mais em pequenino do que em graúdo; e os momentos mais bem conseguidos do filme são a introdução no meio da “tomatina” e, claro, os grandes-planos em que o moço mastiga e tira pedacinhos de unha da boca. Polanski foi o primeiro a avisar para os perigos da semente do diabo…

terça-feira, maio 08, 2012

Choac

9 de Maio

Salvation is a last-minute business, boy.

«A Noite do Caçador». Foi, passou há dias.

Filmes em revista sumária #339

É verdade que Sean Penn anda 99% deste filme de Paolo Sorrentino travestido algures entre Alice Cooper e o vocalista dos “The Cure”; oscilando, aqui, com tiques irritantes, ali, com uma cativante apatia. Por outro lado, é também verdade que «This Must Be the Place», visualmente e não só (aquelas personagens!), parece um sub-produto lynchiano. Mas a verdade, verdadinha, é que o filme, talvez porque assim é com quase todos os “road movies”, tem um não sei o quê de usufruto da solidão e de rendenção que a empatia com o espectador mais afim é quase imediata. Comigo foi.

segunda-feira, maio 07, 2012

Divinos do Mudo: Méliès

Etiquetas:

domingo, maio 06, 2012

Divinos do Mudo: Eisenstein

Etiquetas:

sábado, maio 05, 2012

Divinos do Mudo: Leni

Etiquetas:

sexta-feira, maio 04, 2012

Divinos do Mudo: Sternberg

Etiquetas:

No dia do seu aniversário

quinta-feira, maio 03, 2012

Divinos do Mudo: Raoul Walsh

Etiquetas:

quarta-feira, maio 02, 2012

Divinos do Mudo: Maurice Tourneur

Etiquetas:

Obituário: Fernando Lopes (1935-2012)

Vêm-me imagens do já distante «Uma Abelha na Chuva» e do ainda mais assim «Belarmino». Mas, sobretudo, vê-lo-ei sempre no quarteirão do Café Luanda, onde era omnipresente.