sexta-feira, março 29, 2013

A Crucificação


Detalhe, por Grünewald.
Retábulo d'Issenheim, em Colmar.

Os Funerais de Beethoven


Em Viena, em 29.3.1827.
Por Franz Stöber (1795–1858).

quinta-feira, março 28, 2013

I wish I had a million dollars... Hot dog!


Capra, Jimmy Stewart e «It's a Wonderful Life», esta noite, em serviço público a valer na RTP2.

quarta-feira, março 27, 2013

No Dia Mundial do Teatro:


O maior de todos, no maior de todos os papéis, do maior autor de todos.

terça-feira, março 26, 2013

Filmes em revista sumária #394


«Lá em cima está o tiro-liro-liro, cá em baixo está o tiro-liro-ló…», i.e., lá em cima, no patamar do topo do teleférico está todo um mundo de dinheiro e tentação, de turismo e de branco, de sonhos e quimeras; cá em baixo, na outra extremidade, a dura realidade de uma torre de apartamentos isolada entre cumes gelados, mas também os afectos, as desventuras, a depressão. E é lá em cima que está a fonte de rendimento de cá de baixo. Filme tão fatalista quanto comovente, «Irmã» (no original: «L`Enfant d`en Haut»), de Ursula Meier, vive de belos e inspiradíssimos planos e de uma melancolia transbordante da paisagem e da obstinação da personagem central interpretada pelo pequeno Kacey Mottet Klein. O desencontro-reencontro no vai e vem do plano final é fabuloso.

sexta-feira, março 22, 2013

«For a Few Dollars More» (1965), revisão em alta:


Where life had no value, death, sometimes, had its price. That is why the bounty killers appeared.

Filmes em revista sumária #393


«A Caça», de Thomas Vinterberg, trata da ‘espiral recessiva’ de alguém que, de um momento para o outro e à custa de uma falsa acusação (ou será insinuação?), vê a sua vida ruir como um castelo de cartas. Fala dos olhares de lado e dos amigos da onça, da intolerância, dos injustiçados e da latência da violência; fala do desespero e do direito à indignação e à revolta; e da imprevisível perversidade dos mais inocentes. Há um ambiente de frenesi constante, fruto de uma gestão prodigiosa da imagem e do som e há interpretações soberbas e momentos inolvidáveis (a cena na Missa do Galo, o olhar da pequena Klara, o fazer as pazes de amigo a amigo, a cena final, etc.). Tem e fala disso tudo e é um filme magnífico. Quanto ao manifesto Dogma 95, já era, aliás, nunca passou de uma mui bem-sucedida manobra publicitária. Ah, é verdade, só podia ser um filme nórdico…

quinta-feira, março 21, 2013

Harry Lime está neste final de tarde na Cinemateca:


Like the fella says, in Italy for 30 years under the Borgias they had warfare, terror, murder, and bloodshed, but they produced Michelangelo, Leonardo da Vinci, and the Renaissance. In Switzerland they had brotherly love - they had 500 years of democracy and peace, and what did that produce?
The cuckoo clock.
(«The Third Man»)

quarta-feira, março 20, 2013

Parece que passa hoje na RTP2:


«O Bom, o Mau e o Vilão» (1966):
Um dos melhores Leone. Um dos melhores western spaghetti. Um dos melhores duelos finais.

terça-feira, março 19, 2013

Let's go home, Debbie.


Dito, visto e escutado ontem em «The Searchers», talvez o melhor de todos os westerns.
Em vésperas do Dia do Pai.

sábado, março 16, 2013

Do I laugh now, or wait 'til it gets funny?


«Double Indemnity» (1944)

sexta-feira, março 15, 2013

Just room for one inside, sir.


«Dead of Night» (1945)

quinta-feira, março 14, 2013

One can take either staircase. I prefer the left. The sinister side.


«The Seven Victim» (1943)

quarta-feira, março 13, 2013

Filmes em revista sumária #392


Sem os nomes de Guillermo del Toro (produtor) e Jessica Chain (actriz principal), talvez que «Mama» passasse por aí sem qualquer menção, muito menos honrosa. Ficam apenas registados, com efeito, a parte do filme em que a ‘mamã’ está presente de forma fantasmática, mormente, apenas visível como que por lentes distorcidas pela miopia (aliás, o momento em que o monstro se mostra e prossegue com ‘actor principal’ continua a ser o principal motivo da perda de impacto de um filme de terror…) e algumas cenas bem conseguidas neste filme de clara incursão pelo universo terrífico de índole japonesa. Mas, lá está: o monstro tinha que passar a actor principal e a partir do momento em que a ‘veia’ do produtor, com os seus excessos ‘vaporosos’ e música pirosa, deita tudo a perder, quedando-se o filme por uma meia mediocridade e a não justificar menção honrosa.

Afinal, cadê os 'meus' western spaghetti?


Já me estava a ver refastelado no São Jorge (leia-se, a sala 'Manoel de Oliveira') a deliciar-me com os rostos patibulares, o sangue 'de' ketchup e os socos a soarem a sacos a rebentar, dos idos de 60 e 70, e com Nero, Gemma, Volontè, Van Cleef, Hilton, Terence Hill, etc., etc. e nem um Ringo, nem um Sartana, etc.? Bah!

terça-feira, março 12, 2013

«Scaramouche» (1952), revisão em alta:


Andre Moreau: You may turn your back on Scaramouche, my lord, but surely you will not run away from Andre Moreau?
Noel, Marquis de Maynes: Scaramouche, you have just given your last performance.

segunda-feira, março 11, 2013

Filmes em revista sumária #391


Excelente regresso de Soderbergh ao thriller, este «Efeitos Secundários», sobretudo depois da fase menos boa da sua produção recente …, pessoalmente, acho que já não havia nada tão bom desde «Traffic». Neste filme tão de … actores (e como Rooney Mara vai já de vento e popa…), e deste modo quase uma revisitação de «Sex, Lies & Videotape», todos os seus atributos de grande entre os maiores do cinema norte-americano, continuam de boa saúde e recomendam-se (mesmo que o autor avise que poderá entrar em sabática prolongada): um argumento simples (e sem buracos’), uma narrativa escorreita (sem artifícios nem pompas), usa de diálogos actuais (sem descambarem…), de câmara sob o signo da fotogenia (parece que a câmara funciona por detrás de véu de tule) e de uma montagem virtuosa (nem Nolan faria melhor). Em poucas palavras, mantém vivo o interesse do espectador do princípio ao fim, e isso é, numa palavra: Cinema.

«Johnny Eager» (1941), revisão em alta:


She's shakin' like a dice box.

sexta-feira, março 08, 2013

Filmes em revista sumária #390


Dos meandros da corrupção camarária, das trapalhadas à volta da especulação imobiliária (onde é que eu já vi isto?), aqui com o ‘picante’ de haver jogo de infidelidades e assassinatos à mistura, é disso que trata este «Cidade Dividida»; diria que dividida entre os honestos e os desonestos e aqueles que fazem de conta que são uma coisa e são outra. Um bom entretenimento em tarde chuvosa, com Russell Crowe em underacting e a ganhar todas as cenas em que entra, Whalberg um bocadinho melhor do que é habitual. Cumpre.

quarta-feira, março 06, 2013

I'm looking for a different kind of satisfaction.


«The Limey» (1999)
Terence Stamp em estado de graça.
Esta noite, na Cinemateca.

segunda-feira, março 04, 2013

Os meus mudos #50




«Nosferatu» (1922)

Etiquetas:

Shit... I'm waiting for the sun to shine.


«Taxi Driver» (1976)

domingo, março 03, 2013

Os meus mudos #49




«Broken Blossoms» (1919)

Etiquetas:

sábado, março 02, 2013

Os meus mudos #48




«The Eagle» (1925)

Etiquetas:

sexta-feira, março 01, 2013

Os meus mudos #47




«Herr Arnes pengar» (1919)

Etiquetas:

Palance vs. Ladd


Shane: So you're Jack Wilson.
Jack Wilson: What's that mean to you, Shane?
Shane: I've heard about you.
Jack Wilson: What have you heard, Shane?
Shane: I've heard that you're a low-down Yankee liar.
Jack Wilson: Prove it.