segunda-feira, outubro 16, 2006

Nem a correr se foge ao destino?

«Little Miss Sunshine» - em português tem o título alarve de «Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos» - é uma das melhores surpresas deste princípio de Outono, e a prova que afinal Sundance continua a ser a melhor montra de filmes norte-americanos da actualidade.

Foram 10 meses de espera, mas valeu a pena. Não sei se o casal de realizadores, Jonathan Dayton e Valerie Faris, terá algo em comum com o par de protagonistas representado por Greg Kinnear & Toni Colette, mas só sei que este seu filme é a melhor pedrada no charco das receitas de sucesso anti-frustração, a solução que todo o sociólogo, psicólogo social, sociólogo de organizações procura incansavelmente e nunca encontrou. É a teoria da pirâmide das prioridades de Taylor completamente invertida, são as receitas de Dale Carnegie a vir por água abaixo, a mobilidade social de pantanas.

Em suma, um belo filme, esta comédia dramática, rodada em jeito de «road movie» e em que a moral da história é: o que for soará. Ou como a verdade na boca das crianças deixa qualquer um desarmado. Um filme meio ao jeito de Wes Anderson, mas de personagens mais consistentes e fascinantes, sem diletantismo, e que tem na força e originalidade do argumento, e na segurança e talento dos actores (todos) duas razões de pêso para não se deixar de ir ao cinema para ver... sobretudo numa altura em que o resto é paisagem; até à semana que vem. Além disso é o melhor argumento para se acabar com os concursos de beleza infantis ... por muito que isso custe a papás e mamãs de Temple ou Shields. E um excelente revigorante de noite chuvosa.

1 Comentários:

Blogger la convidada d'honor disse...

olá!
nao sou portuguesa, mas vou fazer um intento de te escrever na tua lingua...
acho que nao estaras a percever nada...
Quero te recomendar um film chamado Smultronstället. Talvez ja o viste, mas si nao foi assim, eu devo dizer que é um dos melhors films que eu vi. O seu diretor é o sueco Ingmar Bergman. Espero que gostes dele (do film).

1:57 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial