quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Filmes em revista sumária # 133



«O Leitor» é um filme claramente feito em dois: uma primeira parte de erotismo quase pictórico, relatando uma relação mais do que carnal entre um jovem imberbe e uma quase bipolar ex-guarda de campo de concentração; e uma segunda, feita aparentemente de revisionismo frustrado, claramente falhado, por sinal, já que não era esse, de todo, o objectivo. E resulta em ambos os vectores.

Muito por força das interpretações de Kate Winslet (está claramente um assombro de actriz, e uma das que melhor incarna papéis eróticos) e demais parceiros (muito boa a prestação de David Kross, sobretudo enquanto jovem apaixonado, como que a fazer lembrar «Werther», Fiennes, um portentoso Ganz, etc.), da reconstituição histórica (mais do que uma reconstituição de adereços e trejeitos, ela retrata a sociedade e a família do pós-guerra) e do talento de um realizador, algo subvalorizado, chamado Stephen Daldry, que deveria fazer mais filmes do que aqueles que vai fazendo aqui e ali.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Subvalorizado?? O homem faz 3 filmes em todos eles consegue uma nomeação ao Óscar de melhor realizador!!!

3:45 da tarde  
Blogger C. disse...

De facto, subvalorizado nem pensar. E ainda não me convenceu, apesar de gostar de "The Hours", mas mais por causa do livro do que pelo mérito do realizador).

11:05 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial