quinta-feira, maio 06, 2010

Filmes em revista sumária # 202


Há 40 anos os filmes de liceu e de liceais alinhavam quase todos pela mesma bitola, i.e., a “luta de classes”, com estudantes marchando contra professores tiranos, produto de uma sociedade asfixiante, família, governo, etc. e tal, de que é paradigma a clássica abordagem de Lindsay Anderson, em que «If» é o expoente máximo.

Os anos passam e o que é moda agora - chorrilhos de palavrões, drogas e sexo gratuitos à parte - já não é tanto mais novos contra mais velhos, estudiosos contra repetentes, mas os aprendizes de feiticeiros, ou seja, os estudantes que mal se acham em cargos de chefia, nem que seja de chefe de claque, ou “presidente do liceu” como no caso vertente, desatam a enveredar pelos maus caminhos, actualmente tão “sofisticados” quanto a produção e tráfico de estupefacientes.

À parte os variadíssimos “clichés” do género, já vulgares de Lineu para qualquer cinéfilo q.b., «Assassination of a High School President» está bem feito, a um ritmo por vezes alucinante e tem algumas cenas muito bem feitas, quase sempre bem acompanhadas por uma excelente banda sonora. No cômputo geral, trata-se de um filme simpático, talvez sobrevalorizado (até porque a produtora faliu), pouco indie e demasiado trendy.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial