Filmes em revista sumária # 238
«The American», do holandês Anton Corbijn, é a revisita aos filmes policiais de antanho, aos filmes negros de Tourneur & Cia., dos anos 30-40, e que trata de um assassino em vias de fazer o último “serviço”, para ascender a uma vida normal, à redenção. Apresenta um toque de autor, um certo olhar na tradição de um Jean-Pierre Melville – o protagonista semi-silencioso, o refúgio em local remoto, a obsessão pelo perdão, uma mulher na consciência, etc. Aliás, a “sombra” de Alain Delon é omnipresente neste filme, Clooney incluído. Poder-se-á dizer que o filme não tem nada de novo, pois não, não tem, e porque haveria de ter?
Alie-se a isto uma excelente fotografia, fria como as peças que montadas compõem o “instrumento de trabalho” do protagonista (e como a paisagem do Abruzzo a isso ajuda!), e uma música que fica no ouvido instantaneamente, e eis um belo filme em memória dos velhos tempos, de um cinema que já raramente se faz.
Sequência assombrosa é toda a que compreende o falso piquenique entre Clooney e a colega de profissão, a magnífica holandesa Thekla Reuten. Os cruzamentos de olhares; a excitação no manuseamento da arma; a prova de confiança no tiro ao alvo; o juntar o útil ao agradável; a borboleta. Uma grande cena.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial