terça-feira, agosto 06, 2013

Filmes em revista sumária #406


Socorremo-nos do próprio Brian de Palma para o título desta crónica sobre o seu mais recente filme: «Paixão». Abusando, portanto, da paciência dos leitores e arriscando sérias represálias por parte dos mais sérios dos incontáveis fãs do autor de «Vestida para Matar» (a que já pertencemos), ele que foi tantas vezes (e muitas delas injustamente) vilipendiado por, afinal de contas, levar a sério esta coisa da cinefilia e não se importar em nos mostrar a todos o seu gosto (obsessivo) em decalcar o mais que pode o ‘seu’ (nosso) Hitchcock. Culpado? Não, tivéssemos nós o talento de De Palma e fá-lo-íamos também.

Surpreendentemente, o filme apresenta dois registos distintos, dividido que está não ao meio mas de 3 para 1. Dois terços do filme são de um cinema que não é o de De Palma desde «O Fantasma do Paraíso»: a câmara está calma e não inventa, a intriga é escorreita e não manipula o espectador, o tom é sóbrio e ‘europeísta’, e até Hitch é apenas decalcado ao de leve, neste ou naquele plano mais ousado. No último terço, porém, quase tudo é do mais puro estilo De Palma: o que parece não é (as loiras viram morenas e as morenas, loiras, num ‘quem trai quem’ virtuoso - vira «Body Double»), a câmara ‘entra em parafuso’, o erotismo transborda, tudo é declaradamente piroso, o jogo sobe de parada e o final do thriller ‘estava-se mesmo a ver’. Gosta-se ou detesta-se.

Percentagens à parte, a verdade é que mesmo assim o filme é um dos melhores de De Palma - e como ele consegue que Rachel McAdams e Noomi Rapace (está-se a tornar um caso sério...) façam faísca! Conta com um regresso em grande do compositor Pino Donnagio (ai aquela música de «Vestida para Matar»!), uma fotografia impecável de José Luis Alcaine (coincidência, fotógrafo de Almodóvar?) e toda uma direcção artística reconhecidamente franco-alemã, de se lhe tirar o chapéu. Mais, este é um caso de sucesso de uma co-produção a vários níveis, e quando assim é, nada a opor, tudo a aprovar. Numa palavra, «Paixão» foi feito com paixão.


In O Diabo (6.8.2013)

2 Comentários:

Blogger Julio Amorim disse...

http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=3362868&seccao=Cinema

Porque é que eu não encontro disto no meu sótão ?

8:31 da manhã  
Blogger Paulo Ferrero disse...

Yeap. Isto sim é NOTÍCIA!!!

1:46 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial