segunda-feira, dezembro 19, 2005

Os maiores actores do mudo: Rudolf Klein-Rogge (1888-1955)

Partilhou com Lang pelo menos duas coisas: 10 variadíssimos mega-sucessos (como se diria agora) e ainda uma mulher, Thea Von Harbou, de quem também foi marido, antes do realizador o ter sido também. Pode não ter tido o impacte mundial de um Veidt ou de um Jannings, mas é uma das grandes referências do cinema alemão. As suas performances como Rotwang (em "Metropolis"), Átila (em "Die Niebelungen") e, sobretudo, como Dr.Mabuse (desde "O Jogador", às múltiplas sequelas que Lang realizaria seguidamente), valeram-lhe um lugar no Olimpo do Mudo; depois de ter tido bastante sucesso enquanto actor de teatro shakespeareano, alguns anos antes de ter algum sucesso por França, e muitos anos antes de ser entregue a papéis pouco mais que secundários, até se retirar nos anos 40 e morrer completamente esquecido em Viena, em 1955.

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Falando dos melhores actores do mundo......ainda onten depois de ver "Secrets and Lies" pl`a nao sei quanta vez, fiquei mais uma vez fascinado pl`o papel de Brenda Blethyn. Porque será que nessa ilha existem tantos e excelentes actores?

JA

7:02 da manhã  
Blogger Paulo Ferrero disse...

É realmente curioso, talvez seja por força do ensino britânico, da qualidade e tradição literárias, não sei. Talvez das pies ou da guiness. Mas são os melhores actores do mundo, mas do mudo já não serão...

7:51 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Estamos de acordo...o mudo "ficou" noutros lados....e ainda bem, pois seria uma lastima substituir o belo ingles, por um piano inquieto.

JA

8:53 da manhã  
Blogger MEDIENBERATUNG disse...

Following Weblog informs about the scriptwriter and woman of Rudolf Klein-Rogge, Thea von Harbou:

http://medienberatung.blogspot.com

There is also a tillage-possibility for a book about the author.

1:12 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial