quinta-feira, novembro 30, 2006

Adivinha que não lembra ao diabo (*):


O meu bom amigo JA lançou-me ontem uma adivinha via Net:

Dizia ele que não via esta casa há..... 34 anos .......e que pensou nunca mais rever os seus interiores, que ajudou a pintar! Esta é a casa.

Disse-me que fica ali poucos km de Peniche, e que a proprietária nessa altura era uma star de Hollywood das décadas 30/40. Uma senhora simpática, de olhos vivos e bonitos. Diz que falou com ela várias vezes e que passou lá muitos fins-de-semana. E que aquilo tem mais pinturas do que se vê no site. E, ainda, que um dia destes me vai contar a história daquele copo de vinho na balaustrada, e mais algumas outras.




Lamiré: na pintura decorativa da casa, vê-se uma menina na balaustrada, que simboliza a neta da senhora em causa.

Alguém consegue adivinhar? Eu não advinhei.

(*) Fotos: Sodperfido

32 Comentários:

Blogger SOD, o Pérfido disse...

Nem eu...

2:02 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

a casa do gato cinzento.... lindo... fantastico

1:20 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Quinta do Gato Cinzento, junto à praia de Sâo Bernardino, à uns anos era tradição ir da Consolação a São Bernardino a pé, e fazia parte dessa tradição parar na quinta e tirar umas fotos.

Mas saber a história daquela casa era bem bom, não só das pinturas (já ouvi umas coisas) como de quem era a casa e de quem é agora.

E ainda ontem fui lá...

3:28 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

a quinta do gato cinzento era da actriz american Loretta Young e no principio dos anos 80 se nao estou em erro foi dada a universidade catolica da california que por sua vez a vendeu a um emigrante portugues do canada que segundo ouvi dizer andava no trafico de drogas.lembro-me quando era crianca ir la a quinta pela altura do PAO POR DEUS e se ela la estivesse abria as portas as criancas e oferecia bolos e refescos,isto na decada de 70. e com muita tristeza que fico a saber que esta abandonada.

9:39 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Posso garantir-vos que nao se trata de Loretta Young!
Adianto-vos que era de uma filha adoptiva de um dos donos da Warner Bros. A casa é de 1969 e a associação era - associação missionaria de chicago.

Alex de S.B.

2:15 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Alguem sabe dizer afinal de que estrela de hollywood era esta casa?

Ouvi dizer que a casa estava em posse da warner Bros. e que estava a venda.

7:13 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Alguem sabe dizer afinal de que estrela de hollywood era esta casa?

Ouvi dizer que a casa estava em posse da warner Bros. e que estava a venda.

7:14 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

A 1ª Dona da casa é ainda viva (fará no final do ano 72 anos). Foi actriz sem especial relevo até vir p\ Portugal em 1969, em 1972 separou-se do marido, facto que a fez entregar a casa a uma associação missionaria. Mais tarde (em 1980) ainda tirou um cruso de psicologa, tendo exercido em favor de crianças em risco. É uma benfeitora!

Alex. (SB)

1:08 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

já que sabes tanto podias dizer quem é...

e foi uma estrela de hollywood sim...

11:10 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Estou a preparar um site. Alem disso ja entrei em contacto com a senhora a ver se obtenho mais informações.O mais engraçado é que ela até tem site na internet. Quando eu colocar a informação no site irão perdoar-me o facto de não dizer já quem é!

7:38 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

tao va pa despachate a dizer qem e mens xD

1:44 da tarde  
Blogger Imperator disse...

é pena a quinta do gato cinzento estar completamente degrada, embora julgue ter havido um projecto qualquer para lá, bastará pesquisar no google que aparecerá umas coisas sobre esse assunto que deram entrada na CMPeniche à uns anos.

Sei também que o dono da casa numa dada altura (talvez 10 anos ou um pouco mais) era um dos sócios do Sportágua, mas ele esteve no EUA e não no canadá, e já agora ele era natural da Adão Lobo, Cadaval, neste momento não sei de quem é, mas gostava de saber, e principalmente saber a história exacta dos desenhos e quem era afinal os donos.

Cumprimentos

3:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

já agora.. entre ouvi dizer e diz q n disse eu cá ouvi dizer q a manuela moura guedes tinha comprado a casa e dps.. ia pra la c o marido e companhia d tvi fazer coisas menos explicitas em altes find d semana. ihihih.
eu ate estou interessada em conhecer essa pessoa q pintou em tempos a casa la por dentro.. e as historias dessas pinturas. o copo d vinho? boa boa. gostava de saber

4:41 da manhã  
Blogger nádia disse...

muito boa noite.
sabe Deus porquê, por 2 vezes na minha vida fui parar à quinta do gato cinzento...preciso de investigar a fundo o q m leva lá...agradeço a quem me possa dar qq tipo de informação sobre quem seria a dona...e o q souber da mesma e da quinta...muito obrigado.
até sempre.nadia.grazina@gmail.com.pt

2:28 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

eu tenho a certeza absoluta que a atriz era a Loretta Young pois eu cheguei a conhece-la e ainda mais o meu pai(Luis Canejo) tinha um taxi em Geraldes e era ele que ia sempre buscar e levar ao aeroporto quando vinham de ferias.

5:58 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

actriz eeeeeeé bette davis mais informaçoes pesquisem vcs e comentem

5:46 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

eu fui caseiro na quinta do gato cinzento, até a existencia da dona loretta naquela casa de onde guardo mts boas recordações, o marido da dona lorettA chamava se Lee que tb era um artista de cinema!sei que a casa e os terrenos actualmente estão em posse de umas pessoas que vivem em lisboa.pedem um montão de dinheiro(1.100.000€)!

12:19 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A criança da imagem da casa chama-se "?????? LEWIS", o senhor que residiu com Loretta Young (é mesmo ela) não é Lee mas Sr. Lewis ... na altura era natural as estrelas de Hollywood escolherem espaços calmos para fugir aos midia ... e esqueçam bette davis !Pois tenho uma imagem encontrada no poderoso google, da "?????? Lewis", que mostra mesmo ser ela em criança na imagem da casa!
Informaçoes mais detalhadas so mesmo quem la viveu na casa, trabalhando como caseiro ou empregada ...
Alex[sb]

7:19 da tarde  
Blogger AS disse...

aqui esta o fim do misterio:

http://myheadonmyblog.blogspot.com/2009/03/revelacao-do-misterio-da-casa-do-gato.html

4:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Eu e uns amigos estivemos hápouco tempo na casa, que não está tao degradada quanto era de esperar e vimos esses maravilhosos frescos na parede desenhados por Alvaro e Filipe em MCMLXXIII e também ouvimos histórias mirabulantes sobre a casa ter sido da Manuela Moura Guedes, sobre as festas lá dadas pela senhora americana e à saida apanhámos um senhor que nos disse ser "responsável" pelo terreno que tem 40 hectares e nao nos quis dizer de quem era a casa. alguem me pode ilucidar sobre a verdade de todos os mitos à volta desta casa? obrigado

2:46 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ainda hoje estive nesta casa... magnifica! Estava com 7 amigas e decidimos ir 'espreitar' esta maravilhosa casa, quando a avistámos ao longe perto da praia de S.Bernardino. É visível o estado de degradante da quinta do gato Cinzento... atraves de umas janelas mal tapadas, vi que a casa estava a ser utilizada, dentro da qual de encontravam dois indíviduos que haviam entrado através duma janela arrombada. Qual estrela de hollywood qual quê... a casa é usada por portugueses, para viver não é de certeza... De repente deparámonos com dois hoens vindos de uma carrinha branca, que nao se interessaram na nossa explicação, e que quase batendo em todas nós, nos expulsaram da tal propriedade. De súbito um dos homens entra dentro da casa e depara-se com as duas pessoas que lá estavam dentro ( ue mais tarde lem´brámos ter visto na praia a passear) , começou a gritar imenso, só se ouviam berros... fugimos! Mas aqueles dois nunca mais nós vimos... aqui está a dica, algo dentro daquela casa está que não querem que se descubra...

10:38 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Alguém sabe quem é o recente proprietário dessa casa?

10:42 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Há um ano atrás, eu e + 5 jovens fomos numa noite aquela casa! Estava tudo fechado! Estivemos para desistir mas lá se encontrou um sitio para entrar onde teria que entrar alguém 1º muito magro. Entrou um deles, e abriu caminho para tds nós! Entrei na frente com lanterna e fui mostrando a casa ! QUANDO ENTRAMOS NA COZINHA, DEPARÁMO-NOS COM SANGUE NO CHÃO EM GRANDES QUANTIDADES! ASSUSTADOS FUGIMOS, E EU COMO MAIS VELHO FUI O ULTIMO A SAIR E LEVANTAR A ENTRADA PARA TDS SAIREM! A COZINHA TEM 2 SECÇÕES, AINDA HOJE PENSO QUE ALGO DEVERIA LÁ ESTAR NA 2ª SECÇAO, E PARA LÁ FOI ARRASTADO POIS HAVIA MARCA DE SANGUE ARRASTADO! SE LA TIVESSE IDO ESPREITAR TERIA LA FICADO ! Isto é completamente verídico ! Escrevi isto depois de ler um dos comentários atrás !
Ainda hoje penso que se fosse com o objectivo de demover alguém a não lá voltar, não teriam trancado aquilo da forma que estava!

10:33 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

essa casa está toda marada!! Assombrada!!

8:57 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

A ultima vez que la fui (à cerca de 3 anos) encontrei a casa em mau estado por dentro, sem qualquer tipo de manutenção para meu espanto porque aquilo era lindo se tivesse arranjado. Entrei num sótão onde havia um colchão, talvez alguém tenha usado aquilo apenas para servir de tecto mas ainda hoje estou para saber a verdadeira história daquela casa. Parece que agora vão construir novas empreendimentos para aqueles lados..

Enfim, veremos como ficará ;)

4:45 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Entretanto, estão a fazer um filme de terror com esta casa, de beleza inigualável. Sim é pena ter ficado ao abandono, mas brevemente terá nova vida...

6:24 da manhã  
Blogger eugenia pereira disse...

Tantas contradições e ninguem sabe quem é o actual dono dessa deslumbrante quinta e por que está ao abandono ?

1:59 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Para o senhor que fala da "????" Lewis, possivelmente referese a Judy Davis, filha de Loretta Young e de outro astro da altura, Clark Gable.
Pena não ter postado a imagem da Judy Davis dentro da casa, assim acabaria com muitas perguntas! ;)

5:09 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Eu vivo na zona da casa do Gato cinzento e o meu avo possuiu ate á bem pouco tempo um terreno semelhante, practicamente colado ao da quinta do gato cinzento. Eu varias vezes visitei a quinta e um dia ao ir ver a quinta de perto, decidi entrar sozinha pela janela da cozinha e fui explorar a casa. Está degradada e facto, mas nao esta assombrada lolol, o que tem e sujidade de copos, beatas, lixo de pessoas que obviamente entram na casa e fazem festas/raves la dentro. E triste que tal casa tenha chegado a este estado, mas aquela zona esta protegida pela camara e as licensas pa construcao sao limitadas, por isso e que os donos actuais nada fazem na quinta e é a razao porque pessoas como o meu avo desistiram de investir nos terrenos que tinham e venderam.nos a terceiros, se devia haver pressao para mudar o estado actual da quinta essa pressao devia ser feita era á camara de Peniche. Segundo o meu avo que teve a sua quinta cerca de 40 anos ali na zona, a quinta de facto pertencia a uma actriz americana, mas ele nunca me soube dizer nomes. Tudo o resto é treta.

3:18 da tarde  
Blogger Paulo Ferrero disse...

Obrigado pelo comentário, anónimo, mas tudo o resto não é treta, pelo menos no que se refere à casa ter sido da Loretta Young, isso está mais do que provado :-)

11:59 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Cheguei a dar assistência técnica à parte agrícola que integrava a propriedade. O caseiro, de que não me recordo o nome, tratava a " patroa" por D. Loreta e dizia que " fazia filmes para o cinema ". Cheguei a ver a casa por dentro, um espanto. No quarto da SrªD. Loreta havia um armário enorme com várias prateleiras que tinham mais de cem pares de sapatos, segundo o caseiro. Vi mas não contei ! isto pouco antes do 25 de Abril. Nunca mais lá fui embora muitas vezes passasse em frente ao portão. Soube depois que a casa fora ocupada e até vandalizada. A ser verdade foi uma pena.

6:36 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Cheguei a dar assistência técnica à parte agrícola que integrava a propriedade. O caseiro, de que não recordo o nome, tratava a " patroa " por D. Loretta o que " fazia filmes para o cinema ". Uma ocasião visitei a casa que era um espanto. Recordo que no quarto havia um grande armário com mais de 100 pares de sapatos, segundo o caseiro. Vi mas não os contei ! Isto foi antes do 25 de Abril. Depois soube que a casa tinha sido ocupada e até vandalizada. A ser verdade foi uma pena. Nunca mais entrei naquele portão embora tivesse passado lá inúmeras vezes.

6:47 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial