Filmes em revista sumária # 41
À parte as inúmeras e desnecessárias piscadelas de olho literárias (Lewis Carroll e La Belle et la Bête, por ex.) e cinéfilas (Tod Browning e os fabulosos «Freaks» e «The Unknown», e Lynch, Jacques Tourneur e Hitch, por ex.) de Fur, o pior mesmo é ter que reconhecer que o promissor realizador de «Secretary» (que foi uma lufada de ar fresco no circuito há 3-4 anos) não só não conseguiu dar ao espectador mais do que um retrato superficial do que foi a verdadeira Diane Arbus, do MMA como ainda não conseguiu tirar partido de ter ao seu serviço uma musa como Kidman (talvez só comparável actualmente com Scarlett e Paltrow), o que, diga-se, é tão grave delito quanto o primeiro.
E ao cair na tentação de limitar o filme à exploração fácil (e imaginária) das «vias de facto» do romance entre a fotógrafa e o inquilino misterioso, Lionel; Steven Shainberg perdeu não só a oportunidade de rodar "o" filme sobre Arbus, que ficou célebre por virar a sua Rolleiflex para sítios e personagens que os outros não viam; como explorar efectivamente o fétiche e tudo quanto roda à sua volta. O filme começa bem até ao momento em que se torna repetitivo. No resto, a música é irrepreensível, tal como a reconstituição dos anos 50.
1 Comentários:
eu diria que a musa actual é apenas a cate blanchett, apesar do mistério que irradia figura de kidman...
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