terça-feira, setembro 25, 2007

«À Procura da Fortuna» na Colecção Vampiro

«London, the decadent 1890s: a mysterious meeting is called in a private room of the sumptuous Imperial Hotel. The sinister Dr Nikola is presiding, but what masterpiece of crime is he planning? Meanwhile, in Sydney, Australia, a rugged young man rescues a girl from attack by ruffians. These two events are skilfully woven together in one of the classics of late Victorian crime fiction. Before his tragically early death, Boothby lived his life equally in the Northern and Southern hemispheres, and in this novel he creates a narrative that moves breathtakingly from the West and East Ends of London to a thrilling climax in the South Seas via Egypt and Australia.»

Do australiano Guy Boothby, e escrito em 1895, este livro. cujo aperitivo aqui reproduzo, foi o meu regresso ao universo da colecção de bolso mais lida cá pelo burgo, após longos anos de divórcio. O engraçado da situação é que foi por causa dos péssimos comentários que o anterior leitor lhe fez.

O meu Tio acenava o livrinho e dizia, furioso: «o dinheiro mais mal gasto dos últimos tempos. Vou deitá-lo para o lixo. O tipo anda a brincar connosco o tempo todo, está mal escrito e ainda por cima goza com o leitor no final, dizendo - querem saber o que sucedeu ao gato de olhos diabólicos e ao seu dono bruxo, e respectivo pauzinho chinês? Não lhes posso dizer!». «Isto é o cúmulo», dizia o meu Tio.

Lido de uma ponta à outra, quase de um fôlego, assumo que tem falhas de escrita, talvez por causa de tradução deficiente e/ou revisão inexistente. No entanto, a trama é engraçada, a fazer lembrar as aventuras luxuriantes de Fantomas, por exemplo, ou Les Vampires, de Feuillade. A personagem do tenebroso Dr.Nikola é fascinante. No fim, quere-se mais e não há, e não julgo que isso seja um mau barómetro, mas como o li de borla, aceito a fúria do meu Tio...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial