terça-feira, junho 03, 2008

Filmes em revista sumária # 100


Talento multifacetado? Narcisista demiurgo? Adepto incondicional das novas tecnologias, tal qual da nudez do corpo humano? Cabalista inveterado? A verdade é que o cinema pictórico de Greenaway não deixa ninguém indiferente, e quando a ele se junta o génio taciturno de Rembrandt o resultado só poderá ser … «A Ronda da Noite»; filme à volta do quadro homónimo do mestre holandês, que o realizador-pintor (ou será ao contrário?) decide abordar numa perspectiva deliberadamente policial, em relação a uma suposta alegoria pintada sobre um assassinato.

Não cabendo aqui dissertar sobre a verdade da tese de Greenaway (já abordada, superficialmente, aqui), há que dizer que custa a entrar no filme, tal a rapidez e excitação com que o autor de «The Cook, The Thief, His Wife and Her Lover» (de longe o seu melhor filme) começa o filme, como que a debitar as personagens, os diálogos, etc. Mas, passada a efervescência narrativa dos primeiros minutos, a sucessão de quadros (que é isso que são as cenas filmadas por Greenaway !) que nos é dada a ver depois é de facto belíssima …mau grado a evidente colagem ao claro-escuro do pintor (literalmente), aqui e ali algo falhada no que diz respeito à intensidade de luz, que reduz imenso a paleta de cores, a um tom mortiço, nem tampouco condizente, diga-se, às águas-fortes que tornaram célebre Rembrandt.

Fica a incerteza em relação à trama policial e em relação a que casa de Rembrandt o filme é feito, já que a casa que actualmente é museu em Amesterdão não dava para ter uma cama e um dossel daquela dimensão. Martin Freeman é uma boa surpresa; o bom gosto dos décors e a música, irrepreensíveis, como sempre.

Uma nota final para as péssimas condições de exibição das salas do Saldanha Residence. Assistir a um filme de Greenaway com aparelhagem semi-muda, ouvindo o passar do comboio do Metro, de tempos a tempos, e sentado em cadeiras rotas e altamente incómodas pode tornar-se uma blasfémia. Foi isso que me aconteceu…

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial