segunda-feira, abril 06, 2009

Filmes em revista sumária # 141



Quem disse que nos tempos que correm só os americanos sabem fazer filmes de terror? Pois é. O estreante James Watkins demonstra saber da poda e este é o melhor filme do género fundado pelo mítico «Deliverance» (1972), cujo último grande filme foi «The Descent» (2005)...talvez por isso Watkins seja agora o responsável pelo argumento da sequela deste. De «Eden Lake» - muito mais que o "lago perfeito" ele é a antítese do "lago do éden" -, há que dizer uma coisa: toda aquela história de horror podia ter sido evitada por várias vezes. Ou seja, "andavam a pedi-las". Não se percebe como ao primeiro aviso da pandilha, o casal não fugiu. Ou não o fez à segunda e à terceira hipóteses. Enfim, coisas de filmes.

Kelly Reilly (a ruiva sardenta do «Albergue Espanhol») tem aqui um papel digno de cortar a respiração, passando por mil e uma agruras, até que a esperança, por norma a última coisa a morrer é-o literalmente. O filme está extremamente bem feito sob o ponto de vista da gestão do medo, do “frisson” (muitas vezes asfixiante). E da montagem, também, sendo a espaços realista. Mas descambando amiúde em excessiva violência (quiçá parodiando «A Clockwork Orange»), algo destrambelhada e oportunista (os tempos que correm...), diga-se, porque, bem vistas as coisas, tanto mal concentrado numa só família é, no mínimo, irreal. Também na definição das personagens, cai na tentação do “cliché” e do estereótipo fáceis (será o reflexo da sociedade britânica actual?).

Seja como for, trata-se de um dos melhores filmes recentemente estreados (tardiamente) entre nós, que merecia uma sala condigna (o visionamento deste filme no C.C. Colombo é uma experiência igualmente aterradora e “stressante”. Como se não bastasse o ruminar das pipocas e afins, mais os chapéus enfiados em algumas das cabeças da assistência, mais o intervalo metido no meio da acção, ainda houve lugar a várias entradas ruidosas, portas abertas e risadas várias. Laboratório de delinquentes?) e que é impróprio para qualquer digestão.

2 Comentários:

Blogger Ricardo António Alves disse...

Pobre Kelly Reilly, não sei se tenho coragem de ir vê-la assim...
Abraço.

10:40 da manhã  
Blogger Paulo Ferrero disse...

Tens razão. Como é possível fazerem-lhe aquelas maldades??!! Grande abraço.

12:17 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial