terça-feira, maio 05, 2009

Obituário: Vasco Granja (1925-2009)


De facto, trata-se de alguém incontornável (como agora se diz) quando se fala de banda desenhada e cinema de animação, sobretudo na TV do pós-25 de Abril. Por isso é natural que obituários não faltem (ex. este e aquele), e muito justamente.



Pessoalmente, estou-lhe imensamente grato, não tanto pelas doses maciças de animação de Leste (de que apenas registei o croata Professor Baltazar - afincadamente apresentado como jugoslavo) com que preenchia a sua rubrica televisiva "Cinema de Animação" (quando, aparentemente, a maioria esmagadora do seu público alvo só queria Looney Tunes - que continuam a ser os meus favoritos), mas por:

1. Ter sido o grande responsável pela massificação da Pantera Cor-de-Rosa, quando até então ela só aparecia esporadicamente na TV, ainda que fosse presença frequente nos desenhos animados que precediam os filmes nas salas de cinema (bons tempos!).

2. Me ter dado a ver (e a ouvir) o cinema fabuloso de animação de Norman Mclaren.




Políticas à parte, Granja foi grande pedagogo, figura simpática e comunicadora, e que vibrava com o que dava a conhecer. Na banda desenhada, terão sido ainda maiores a sua presença e o seu legado, mas como os meus gostos em BD sempre foram muito meus, não sei que escrever.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial