Filmes em revista sumária # 274
«The Way Back» (recuso o título piroso da tradução) trata da fuga de um punhado de homens de um dos campos de concentração do “arquipélago de Gulag”, e do seu regresso a casa e às vidas que deixaram do lado de cá. Baseado, ao que parece, em factos verídicos, o enredo serve de mote a mais uma epopeia do Homem em confronto com Natureza e os Elementos, tema grato ao excelente realizador que continua a ser Peter Weir, embora continue a preferir-lhe um policial, «Witness», de entre toda a sua, apesar de tudo, escassa produção.
A fotografia é a todos os títulos notável, e os actores estão bem embora não havendo nenhum registo que deslumbre (a sobriedade e esqualidez de Harris superam largamente o histrionismo desmesurado, ainda que mais empolgante, de Colin Farrell). O enredo é o espectável, com alguns lugares-comuns à mistura (ex. as peripécias no desterro). A melhor cena é a da morte da peresonagem representada por uma Saoirse Ronan em nítida ascensão, qual representação pictórica da Madonna, ela que apareceu do nada com uma missão impossível: unir e motivar quem parecia impossível de unir e motivar.
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