quarta-feira, março 08, 2006

No Dia Mundial da Mulher, a «Mulher Mais Bonita do Mundo»: Hedy Lamarr (1913-2000)

Assim apelidada pelo star system, e com razão (quem disso duvide, que a veja aqui); cativou-me no dia em que a vi no extinto Cinema Berna (hoje sede de junta de freguesia!!!), fazendo de Dalila. E desde aí é figura de altar do meu Cinema; uma santa-de-roca, se quiserem, que se veste de espia, mulher fatal, anjo celestial, fruto proibido, esposa cobiçada, e de tudo quanto quiserem, quando a quiserem ver num dos seus 30 e poucos filmes.

Mas Hedwig Kiesler foi também uma cidadã exemplar, criando, inclusive, uma fundação dedicada aos jovens, e inventando, a partir do mecanismo da pianola, um sistema de comunicação de espectro alargado que foi de extrema utilidade na espionagem da 2ª Guerra Mundial, especialmente eficaz a detectar torpedos da Marinha de Guerra Alemã.

A sua casa perto de Salzburg serviu de rodagem a «Música no Coração». E a sua casa em Hollywwod viria a ser vendida a Leslie Howard. Teve a virtude de abandonar Hollywood a tempo. Mas tinha um defeito: era cleptomaníaca. Não há bela sem senão?

Se virem «Êxtase», então não têm que seguir à letra esta sua afirmação: If you use your imagination, you can look at any actress and see her nude, I hope to make you use your imagination!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial