quarta-feira, abril 12, 2006

Quando é que irei deglutinar moléculas?

Segundo os fanáticos da "cozinha molecular" (e aqui logo a coisa peca por parva, pois se nós todos somos feitos de moléculas, constituídas por átomos, o que é a comida que passa pelo palato que não seja molecular?!), Adrià volta a ser o maior com o seu (quando será nosso? se eu falar para lá hoje, só me dão mesa para daqui a 1 ano ... e na Páscoa acho que vale mais a pena ir até ao mano Adrià mais novito, o rei dos chocolateiros de Barcelona!) «El Bulli». Eu, na minha humilde opinião, acho que qualquer restaurante de cidade, vila ou aldeia algures na Auvergne ou no Périgord Noir ganharia facilmente o galardão de rei da cozinha total.

O meu restaurante de eleição, isso já é pedir outra coisa, pois dele fazem parte a cozinha e a sala de jantar de «The Cook, the Thief, His Wife & Her Lover»; a mesa, a toalha, o faqueiro e o aprumo de «The Dead», as iguarias de Stéphane Audran, em «Babette's Feast», e de Tognazzi em «La Grande Bouffe» e os convivas de «Oh Amici Miei».

2 Comentários:

Blogger Ferdinand Von Galitzien disse...

Mein lieber Herr Australopitecus:

Este Conde germánico partilha com você ( um facto incrível!!... a aristocrácia teutona partilhar opinôes com a "middle class"!!... ) o sentimento de fraude gastronómico que pode ser a denominada, cozinha "moderna", com o "El Bulli" do Ferrá Adriá coma máximo exponente de esta cuestiâo.

Pode ser que o restaurante "El Bulli" seja uma opçâo gastronómica original e mesmo espécial, mas este Conde germánico está já farto ( nunca melhor falado ) de tanto "bluff" de cozinheiros "estrelas", sejam ou nâo outorgadas pela guía "Michelin", pois a maioría das vezes eses restaurantes cobram a preços astronómicos pratos que mesmo semelham uma burla em cuestiâo de calidade-preço para o consumidor, disfraçando a matéria prima com excusas inexcusáveis.

Este aristócrata germánico, coma bom gastrónomo, opta por restaurantes igualmente modernos e com estrelas "Michelin" http://www.nove.biz/ de cozinha arriscada e saborosa, máis o importante e que é asequível a economía da "middle class" ainda que isto seja tudo um despropósito para um Conde que gosta da separaçâo de clases, certainly...

Herr Graf Ferdinand Von Galitzien

6:37 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Muito me honra, enquanto infra-homem dos antípodas da civilização, o comentário do Senhor Conde ... que suponho não ser Drácula da Michelin;-)

7:36 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial