terça-feira, abril 07, 2015

Filmes em revista sumária #496


Oscilando entre «O Dia da Marmota» e «Memento», i.e., algures entre a comédia burlesca inofensiva e o thriller amnésico-psicológico, este filme realizado pelo filho de Roland Joffé, de seu nome Rowan, tem um par de protagonistas digno do melhor dos realizadores (Nicole Kidman e Colin Firth!), pena é que não o seja e do talento e estrelato deles apenas use e abuse.

No entanto, «Antes de Adormecer» mantém o interesse do espectador, puxando pela tensão arterial do mais resistente, conseguindo uma bitola claramente acima da média para este tipo de filme, até 3/4 dos seus 90’, mas começa a entrar em falha irreversível, a partir do momento em que a acção sai à rua, deixando o ambiente huis clos da casa (e telefone) do casal, melhor, de mulher-marido-médico. Segue a pique e bate no fundo em pleno clímax, quando se descobre o criminoso e o registro muda de agulha.

Esta é uma daquelas histórias que teria tido muito mais a ganhar se tivesse resistido ao plausível e ficado no domínio do implausível. Isto é, se rodaram dois finais, o bom e o mau, este último devia ter sido o escolhido. Também se aconselha o espectador a não tentar puxar o fio à meada com muito empenho, porque não há resposta para coisas básicas como: “com que dinheiro e como é que a Christine ia até à cidade?” ou “a polícia inglesa andou a dormir na forma?”.

Sobre as estrelas de serviço, que são o que aqui mais interessa, e começando por Nicole: se os seus olhos continuam iguais a si próprios e a merecer os “zooms” os mais variados e sugestivos, e mais uma vez se prova que, mau grado as más-línguas, continua uma excelente actriz, já não era preciso ter posto aquela cabeleira tão desgrenhada para nos fazer ver o quão sofria diariamente antes de adormecer, que já se percebera. Já Firth, é raro estar menos que perfeito.

Concluindo, sim, é verdade: Polanski, por exemplo, teria feito uma pequena maravilha com esta matéria-prima. Assim, é o que se vê, vê-se e não é mau.


In O Diabo (7.4.2015)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial