Filmes em revista sumária #499
Claro que «Suite Francesa» tinha todos os pré-requisitos aos Óscares, não fosse ela produzida pela Weinstein Co., meter a 2ª Guerra Mundial e um manuscrito (incompleto, ao que parece) de Irène Némirovsky, escritora judia que acabaria por sucumbir em Auschwitz, também ele objecto de uma história digna de filme até à sua publicação em 2004, e ter além disso um punhado de actores e de performances de encher o olho, com Michelle Williams e Kristin Scott Thomas à cabeça mas não só (Lambert Wilson, por exemplo, compõe uma personagem, toda ela uma charge à França, sobretudo à colaboracionista de Vichy). Só que chegou atrasada às nomeações pelo que deve transitar para o ano. E daí?
Pelo meio, registe-se também a excelente recriação da vida em comunidade, capaz do melhor e do pior, com personagens, todas elas, credíveis e apuradas, dignas de figurar em apurado estudo sociológico da melhor das universidades de nomeada.
Ah, é verdade, a suite romântica propriamente dita, que dá título ao filme e lhe serve de verdadeiro prelúdio, é bastante bonita e a gente acredita que foi composta por quem foi, independentemente de só poder ser de inspiração francesa...
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial