terça-feira, agosto 27, 2013

Filmes em revista sumária #410


No meu tempo da Primária os coleguinhas de turma da fila de trás costumavam ser os repetentes e os mais mal-comportados, geralmente matulões. Depois passaram a ser aqueles cujo nome desgraçadamente começava por letra lá mais para o fim do abecedário. Muito mais tarde passaram a ser ‘apenas’ os mais cábulas, ou os mais tímidos, de entre os futuros doutores. Em «Dentro de Casa», porém, é toda uma perfídia insinuante e sub-reptícia que por lá se senta e habita por detrás do rosto pueril e falsamente inocente daquele aluno solitário e calado, que destoa do resto de classe pela sua redacção de narrativa inspirada e contagiante, em que apela a uma espécie de ‘voyeurismo’ imaginário de quem a lê e ouve, e que vai aliciando progressivamente um simpático professor de meia-idade (escritor falhado) numa espiral ficcional que em breve se confunde com a realidade dentro da sua própria casa e do seu próprio eu.

François Ozon está nas suas ‘sete quintas’ ao bem exercer a sua reconhecida arte de melhor trabalhar a língua francesa, falada aqui em diálogos sem mácula, e na habilidade de gerir de forma exímia as expectativas de quem está do lado de cá do écran, bem assim na excelência da direcção de actores, explorando-lhes os rostos e as expressões em grande-plano (Fabrice Luchini é talvez o maior comediante francês da actualidade), e na capacidade de ao virar do texto nos socar bem fundo mas com souplesse, não fosse ele o autor de «Sous le sable».

No final (a lembrar o velho Hitch), que não é, certamente, do que todos estaríamos à espera e, bem vistas as coisas, desejaríamos, não senhor, o cinema de Ozon está igual a si próprio deixando-nos a penar da triste sina: o que parecia ser simples e estar resolvido, mais comédia menos tragédia, volta a ter tudo em aberto, não restando alternativa ao espectador senão manter-se imerso e ser usado naquela ‘personagem’ do professor que passou a ser sua. Pode não vender em telejornais mas assim se faz narrativa da boa.


In O Diabo (27.8.2013)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial