Filmes em revista sumária #500
Este belíssimo e escorreito dramático do italiano Giulio Ricciarelli, rodado no pós-guerra alemão, durante o consulado Adenauer (o do milagre económico alemão), baseia-se em factos comprovadamente verídicos e é um filme sério, que não deixa lugar ao subjectivo, apesar de aqui e ali se deixar cair num certo academismo e numa estética exagerada (uma permanente e indisfarçável preocupação geométrica nos planos e na apuradíssima reconstituição de época – nos cenários, no guarda-roupa ou naquele fabuloso Opel Rekord…) mas é um filme de um rigor e de uma contenção tais, de diálogos e actores imaculados (Gert Voss é excepcional na figura do Procurador-Geral), e de uma narrativa sem escolhos e uma encenação montada a compasso (por vezes parece que Lang anda por ali…), que merece uma observação atenta e uma adesão generosa.
«Das Leben ist gut», diz algures a personagem feminina central, depois de uma cena de amor, e é mesmo verdade.
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