terça-feira, maio 31, 2016

Filmes em revista sumária #543


O problema com “O Senhor Juiz“ (no original, «L’Hermine»), de Christian Vincent, é a sensação constante de que lhe falta qualquer coisa para ser qualquer coisa mais. E essa sensação vai crescendo à medida que vamos assistindo ao desenrolar das peripécias quotidianas do tribunal de província onde Fabrice Luchini (um dos melhores actores da actualidade) é rei e senhor do alto da sua imponente estola de arminho.

As personagens (arguido, vítima, advogados, testemunhas, etc.) lá se vão sucedendo umas atrás das outras, de forma mais ou menos desconexa, em registos estereotipados, parecendo acabadas de sair de um filme de Renoir (ou será Pagnol?), num típico filme de tribunal, excepção feita à da dinamarquesa Sidse Babett Knudsen, a estrela da série televisiva «Borgen», que aqui tem um assombroso pas de deux com o genial actor francês – aliás, as cenas entre os dois, em duelo de cumplicidade de olhares e frases é um verdadeiro assombro.

Está tudo muito bem apanhado, mas de facto, o resto desde “instantâneo” à vida triste e repetitiva de alguém a quem certa jurado vira tábua de salvação, é zero. Sabe a pouco, sabe.

1 Comentários:

Blogger Ricardo António Alves disse...

Eu ia vê-la!)
Ab.

1:37 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial