quinta-feira, setembro 18, 2008

Amanhã, dia grande na Barata Salgueiro

E em cheio para os fãs do cinema de Dino Risi, decano, juntamente com Monicelli, da tragicomédia de costumes do país de Fellini. Na circunstância, dois dos seus filmes maiores: «Il Sorpasso» (1962) e «Profumo di Donna» (1974), ambos com o incontornável Gassman. Eis as sinopses respectivas dadas pela Cinemateca:


«O filme que impôs definitivamente Dino Risi, com uma magnífica interpretação de Gassman, pontuada por canções de Domenico Modugno e Peppino di Capri. O percurso de dois homens de temperamento muito diferente, durante um passeio de automóvel, entremeado com episódios cómicos, termina de modo trágico e imprevisto. Um filme que veio renovar a própria noção de ”comédia à italiana”.»


«Um irascível oficial do exército italiano, aposentado devido à cegueira provocada pela explosão de uma granada, viaja de Turim a Nápoles para encontrar um velho camarada de armas. Como guia leva um jovem estudante, e entre os dois nasce uma singular relação de respeito e amizade, assumindo-se o velho militar como ”mestre” do rapaz para assuntos de educação sentimental. Em 1992, Martin Brest dirigiu nos EUA um célebre ”remake” desta obra (SCENT OF A WOMAN) que valeu a Al Pacino o oscar de melhor actor»

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial