Filmes em revista sumária #411
Em tempos de ‘históricas verídicas’ e de crise de argumentistas originais, estreou-se em pleno Verão mais um filme nesta senda, desta feita sobre a carreira, discreta e voluntariamente subserviente, de um mordomo negro da Casa Branca de Washington D.C., na fita chamado Cecil Gaines, inspirado no caso de vida real de Eugene Allen, que serviu vários presidentes norte-americanos por 34 anos – imagine-se a quantidade de segredos e pormenores ‘picantes’ que terá visto e ouvido, mesmo que no seu espírito funcionasse sempre a máxima da profissão: quando estiveres a servir imagina que estás numa sala deserta.
A história tinha tudo para dar certo (a questão racial que atravessa várias décadas do século XX, as peripécias históricas laterais, etc.) mas o filme acaba por ser pouco mais do que duas horas e picos de um omnipresente Forest Whitaker em naturalíssimo underacting (mas longe de ser este o seu melhor papel), uns belos acordes do sempre inspirado Rodrigo Leão e alguns momentos de paródia serôdia à ‘boa’ maneira das personagens burlescas de Eddie Murphy, por exemplo, e tudo é tão cliché que dá mesmo vontade de ir a correr ver a crítica corrosiva que Tarantino fez recentemente em «Django Libertado» por via daquele papel representando por Samuel L. Jackson.
«O Mordomo», de Lee Daniels, é, pois, um daqueles filmes por que se tende a esperar que dê na TV, sendo que pelo meio dele passam várias estrelas em outros tantos papéis absurdos, como Robin Williams a fazer de Ike, Liev Schreiber como Lyndon Johnson (que diacho, o homem seria tão patético?), John Cusack de Nixon (!) e Alan Rickman e uma irreconhecível Jane Fonda a fazerem de Ronald e Nancy Reagan – quem seriam os ‘felizardos’ se Lee Daniels tivesse resolvido retratar também Gerald Ford e Jimmy Carter? Já Oprah é sucesso de bilheteira garantido. Mordomo por mordomo, para os servios respectivos continuarei a pedir Mr. Hudson, perdão, Gordon Jackson, emprestado à «Família Bellamy».
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial