terça-feira, fevereiro 18, 2014

Filmes em revista sumária #440


Não fora ter como realizador Stephen Frears e Judi Dench como actriz principal e provavelmente esta crónica sobre «Filomena» não seria escrita.

É que, por mais incrivelmente verídica que seja a história (e na realidade é) que dá corpo e alma a «Filomena» e por maior que seja o entusiasmo (contagiante, por vezes) com que Steve Coogan se dedicou a este projecto (e interpreta a sua personagem de jornalista de acontecimentos do quotidiano), facto é facto, e os nomes acima citados valeram de facto ouro a este filme.

Aliás, só por isso se compreende (mas não aceita) que «Filomena» esteja na corrida aos Óscares, pois, mesmo fazendo parte daquilo que nos vem sendo apresentado recentemente pela Academia como os «dez melhores filmes» produzidos em cada ano, é notório que o filme só por acaso pode constar de um tal lote.

Histórias e dramas de vida mais ou menos parecidos como o aqui relatado, estão mais que vistos e revistos, a começar por aqueles que são filmados em muitas das produções televisivas da própria BBC (aqui co-produtora com o Canal +), se bem que isso não queira significar que não mereçam continuar a ser filmados, longe disso.

«Filomena» é, portanto, um filme simpático, honesto e dedicado, bonito, mas pode perfeitamente ser visto no pequeno «écran».


In O Diabo (18.2.2014)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial