terça-feira, fevereiro 04, 2014

Filmes em revista sumária #438


Paródia negra, desinibida, extravagante, despretensiosa, imune à crítica de cachimbo e poltrona; esta «Golpada Americana» de David O. Russell lembra as memoráveis comédias inglesas de antanho (de que Mackendrick foi mestre) e do inimitável «scoundrel», aquele pequeno e médio empresário sempre pronto a enganar o próximo, nem que seja traficando ouro dentro de pequenas torres Eiffel, como em «Roubei Um Milhão», com o impagável Alec Guiness (sempre). Aqui, contudo, o tom é muito mais básico, primário, mesmo, afinal remete para o gangsterismo político e para as investigações do FBI dos anos 70. Mas há mais cor, também, porque tudo decorre como por debaixo de uma bola de espelhos, ao ritmo da «disco sound» dos anos loucos da 2ª metade do século passado.

David O. Russell deixa correr o marfim, bem, sem grande vontade de transmitir mensagens seja a quem for, agradar a este ou àquele; quem viveu aquele tempo, viveu, quem não viveu, paciência, que o filme é o que é e é suficiente: um filme de personagens (em certa medida até lembra Pirandello e as suas 6 personagens) loucas, exibicionistas, apaixonadas, mas personagens que nunca chegam a andar à solta, que o autor de «Os Três Reis» não deixa.

E é um filme de actores (que mal há nisso?) e que actores – Óscares, vá lá, para o Christian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, S.F.F., e para Jeremy Renner, se sobrar algum das outras categorias em apreço…

Inesquecíveis, são já a barriga e o penteado criativo de Bale (autêntica arquitectura capilar), a permanente de Cooper (num agente FBI, não sei não…), a poupa de Renner (digna da «mob» de Atlantic City) e, claro, os atrevidérrimos decotes Gucci de Amy Adams, a arrasarem, previsivelmente, toda e qualquer concorrência na corrida às estatuetas no Dolby Theatre. A melhor sequência é a da lavandaria, com o par de apaixonados enlaçados dentro de uma fileira de cabides a rodar sem parar, melhor era impossível.

Nota final: o elenco de «Boardwalk Empire» continua de vento em popa.


In O Diabo (4.2.2014)

2 Comentários:

Blogger Ricardo António Alves disse...

Óptima resenha, meu caro!
Ainda há pouco me lembrei que, qualquer dia, tens de fazer uma selecção e publicá-las. Eu estaria no lançamento :)

Ab.

5:54 da manhã  
Blogger Paulo Ferrero disse...

Obrigado, Ricardo, simpático!! :-) Mas se arranjares que publique ...

6:02 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial