terça-feira, maio 27, 2014

Filmes em revista sumária #455


No rescaldo das duas horas de duração do «Godzilla» de Gareth Ewards (que até tinha começado menos mal quando realizou «Monsters-Zona Interdita», em 2010), a grande conclusão é: talvez tivesse sido melhor terem-se ficado pelas miniaturas da praxe ou pela dimensão única da BD, em vez de insistirem em filmá-lo, muito menos nas malfadas 3-D, essa praga que ultimamente se vai propagando a cada «blockbuster» que estreia.

No original japonês, de 1954, estávamos perante uma das muitas aventuras terríficas, totalmente ingénuas, do pós-guerra, ainda que essa fosse munida da indispensável mensagem subliminar, mas que na prática serviam apenas para divertir o público com um sem-número de répteis e outros animalescos mais ou menos monstruosos, que, em resultado de mil e uma radiações e intervenções do homem, destruíam cidades e matavam magotes de gente, locomovendo-se e gesticulando ao sabor de uns efeitos especiais tão artesanais quanto genuinamente ingénuos.

Este outro, agora estreado entre nós, diz respeito à narrativa ulterior sobre o celebérrimo mostrengo, fruto de uma abordagem sentimentalona e parva, em que personagem passa a ser-nos apresentada como o garante último, calcule-se, do equilíbrio entre o bem e o mal no planeta Terra.

Nesse propósito, vai de o confrontar com duas outras terríveis máquinas de extermínio, mais «metálicas», réplicas baratuchas dos «aliens» de boa memória, de Ridley Scott e James Cameron; vindas não se percebe muito bem de onde, e de as fazer protagonizar às três um confronto inenarrável e hilariante, em que o mau gosto se mistura com a pirotecnia atroz, tão gigantes quanto o gigantesco desperdício de dinheiro dos estúdios (e do público), abusando de uns efeitos especiais mais que manhosos (nada artesanais …) e de um punhado de actores que mais valia tivessem ficado em casa (Binoche, Watanabe, Elizabeth Olsen, Bryan Cranston, David Strathaim? por favor!).

No que a terríveis bichos diz respeito, o título de rei da sétima arte, esse, continua bem entregue ao Kong criado e realizado pela imortal dupla Cooper & Schoedsack, a (re)ver, sempre.


In O Diabo (27.5.2014)

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