terça-feira, dezembro 06, 2005

Os maiores actores do Mudo: Rodolfo Valentino (1895-1926)

Enquanto prossegue ali ao lado a votação (de multidões) para a maior actriz do mudo, irei falando aqui dos maiores actores que as acompanharam, começando pelo maior de todos, Valentino, e chamando a atenção para o magnífico sítio mencionado em epígrafe onde até se podem visionar excertos de filmes caseiros.

O seu legado é mítico como primeiro sex symbol, amante latino e estrela da 7ª Arte, ainda mais mítico do que o seu imponente funeral (com inúmeras peripécias desde o desmaio de Pola Negri sobre o caixão do actor, passando por um rol de suicídios, até ao rumor de que quem estava a ser enterrado era um Valentino de cêra, a fim de se proteger o original dos fãs mais devotos! ), até hoje só talvez comparado ao de JFK.

O sucesso começou no dia em que o emigrado Rodolfo Pietro Filiberto Raffaello Guglielmi saltou para a tela em "A Society Sensation" (1918). E o fim começou com úlceras rebentadas de tal forma que a operação urgente foi só abrir e fechar, até à agonia final. Pelo meio ficou o maior mito de sempre, e alguns filmes imprescindíveis, como "The Four Horsemen of the Apocalypse" (1921), de Ingram, "The Sheik" (1921) , "Blood and Sand" (1922), de Fred Niblo, "Monsieur Beaucaire" (1924) , "The Eagle" (1925), de Clarence Brown, e "The Son of the Sheik" (1926). Em 2004, foi descoberto o filme "Beyond the Rocks", de Sam Wood (em que contracena com Swanson), que se julgava perdido, pelo que foi projectado na edição deste ano de Cannes , mais de 80 anos depois da sua estreia. O mito mantém-se e ainda bem.

1 Comentários:

Anonymous neteller casino disse...

The duly answer

10:03 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial