terça-feira, outubro 22, 2013

Filmes em revista sumária #419


Sejamos honestos: sem a presença tutelar de Salman Rushdie, o autor dos celebérrimos versículos satânicos que lhe mereceram mais do que qualquer prémio, a ira de Khomeini, este «Os Filhos da Meia-Noite» não mereceria muita atenção para lá da que mereciam habitualmente os muitos filmes de Bollywood que por cá foram sendo exibidos compulsivamente pelos idos de finais de 70, em especial no saudoso Eden, ali pelos Restauradores, em Lisboa.

Com efeito, metade da riqueza deste filme nostálgico e feérico, realizado por Deepa Mehta e que faz uma analogia imaginativa entre dois ‘irmãos’ que nunca o foram, trocados mas ajuntados por amor à ‘revolução’, e dois países consanguíneos, Índia e Paquistão, separados de forma contra-natura, afinal de contas, por entre peripécias e curiosidades históricas (fica-se a saber, por ex., que Indira não foi nenhuma pêra doce…); reside não tanto no argumento de cariz literário mas sobretudo na narração, ditada em voz off pelo próprio Rushdie, aliás.

A outra metade são cores, belas paisagens e muita música e canções; umas, as primeiras, mais do que as outras, as últimas quase sempre intermináveis. Há alguns bons momentos dramáticos de uma sensibilidade muito particular, como os daquelas espantosas cenas protagonizadas pelo clínico, quer nos delirantes diálogos que vai levando com o pai da paciente, quer nos do namoro que dá em casamento, deslumbrado que está (ele e nós) a partir dos buraquinhos de uma cortina que apenas permitem mirar e apalpar parte e fazem adivinhar o resto.

No resto, há muito cliché e muita pirotecnia a roçar o kitsch, como é hábito nestes filmes, sendo que o interesse decai bastante à medida que os ‘irmãos’ vão crescendo e tornando-se homens, talvez porque os actores deixem bastante a desejar nunca passando do registo foto-novelesco. Seja como for, a sua presença entre nós é uma verdadeira ‘lança em África’ da distribuição e exibição em Portugal.


In O Diabo (22.10.2013)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial