sexta-feira, outubro 04, 2013

Filmes em revista sumária #416


Liberace, «Por Detrás do Candelabro» e de tudo o mais, era um pianista exímio, aliás perfeitamente descrito pela sua própria celebérrima auto-citação: «Liberace is no Rubinstein, but then, neither is Rubinstein any Liberace». Foi, de certa maneira, um potencial virtuoso do circuito clássico que se perdeu para os salões de Las Vegas e do entertainment (Liberace foi mesmo presença assídua da nossa saudosa RTP, no tempo em que esta dedicava serões às figuras mais relevantes do showbiz, como ele próprio, Tom Jones, Liza Minneli, Siegfried & Roy, etc.).

Soderbergh lembrou-se dele e lembrou bem já que esta personagem exuberante (só possível nos fabulosos anos 70, aliás) estava por demais esquecida, lá pelos idos das lantejoulas e dos saltos altos, pelos arquivos de TV e pela lista negra das celebridades mortas pela SIDA. Pena que os estúdios cinematográficos tenham bloqueado este bio pic. Ainda bem que há uma cadeia televisiva chamada HBO. Além do mais, é raro o filme que sai furado a Soderbergh e este está claramente no lote dos bons filmes do autor de «Sexo, Mentira e Vídeos».

Nas extravaganzas e nos episódios conhecidos do grande público (e os que nunca o foram…), no ambiente de época, na história de amor (que o é…), na câmara e na montagem de Soderbergh, na escolha dos trechos musicais. No resto, Michael Douglas está p-e-r-f-e-i-t-o na personagem e Matt Damon não podia ser melhor.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial