terça-feira, outubro 29, 2013

Filmes em revista sumária #423


Desenganem-se todos quantos crêem que, finalmente, «2001-Odisseia no Espaço» encontrou o fiel depositário: é que daqui por poucos anos já ninguém se lembrará deste «Gravidade», a não ser porque terá sido esta a primeira vez que um filme de ficção científica nos pregou a todos um susto até agora apenas do domínio do subconsciente: a verdadeira claustrofobia de um passeio pelo espaço não estará tanto no isolamento decorrente do passeante se encontrar em pleno infinito, nem pela ensurdecedora ausência do som mas, tão só, no perigo de se ficar sem oxigénio de um momento para o outro.

Tecnicamente falando, este «Gravidade» é topo de gama, em especial no que toca aos seus efeitos especiais visuais (não tanto aos sonoros), que o musculam com o necessário lado sério, ‘científico’. Contudo, ele há um tom de brincadeira geral, de ‘estava-se a ver’ e de americanice pegada de que nunca consegue libertar-se (as deixas e as expressões de Clooney também não ajudam muito, é verdade), nem mesmo quando, Sandra Bullock (ou será o seu avatar?), depois de escapar ilesa a tudo e a mais alguma coisa (saltando inclusive entre estações espaciais como se jogasse à macaca), soergue-se da lama e, imprevisível (aleluia), fá-lo pesadamente, resumindo em 3-4 pequenos passos (charge a Neil Armstrong?) toda a ‘evolução da espécie’, naquele que é o momento simbólico mais bem conseguido de todo o filme.

Duas grandes constatações em «Gravidade»: a Terra, de facto, vista do espaço é a melhor de todas as vistas, e nesse particular o mexicano Alfonso Cuarón está de parabéns; «Gravidade» cairá que nem ginjas no cerimonial dos Óscares deste ano, marcado por uma particular crise de auto-estima. Uma pergunta indiscreta: alguém percebeu o que Sandra Bullock estava a reparar no braço do telescópio enquanto Clooney nos ia distraindo orbitando em sua (nossa) volta? Não? Pois.

Um NB à atenção dos publicitários da 3D e do IMAX: regra geral, apenas vejo filmes a 2D, também assim foi desta vez.


In O Diabo (29.10.2013)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial