terça-feira, setembro 23, 2014

Filmes em revista sumária #471


Nota prévia: não deixa de ser irónico que os braços-abertos com que Clint Eastwood – o realizador, não o actor – tem sido recebido pela crítica desde há uns anos a esta parte, se devam à inquestionável excelência de «Bird» (1988), um biopic musical, dramático e escuro como breu (não fosse ele sobre o saxofonista Charlie Parker), aquele que foi um soco no estômago em quem se habituara a ver apenas em Eastwood, erradamente, o “cowboy” solitário e o polícia-vigilante de uma América hiperconservadora (a mesma crítica que o ignorara, por sinal, noutro musical belo e desencantado de nome «A Última Canção», seis anos antes).

«Jersey Boys» é um musical à anos 50-60, que vale essencialmente por resgatar a história e as canções dos Four Seasons - mais estas do que aquela, que aqueloutra anda algo perdida no ziguezague (propositado?) de Eastwood entre o afinar do retrato de uma época (os valores tradicionais, os cenários, o vestuário, etc.) e a inevitável “charge” à máfia scorseseana -, da memória dos septuagenários que as viram, ouviram e dançaram em tempo real, pela voz inconfundível de Frankie Valli. Neste particular, o filme perde dramaticamente, por exemplo, com «Bobby Darin - O Amor é Eterno», de Kevin Spacey, pese haja momentos dramáticos muito bons - veja-se a cena de Valli com a filha, Francine, no snack-bar.

No resto, «Jersey Boys» aspirará a clássico mas não chega lá, e que não se culpe a caracterização horrorosa das personagens já idosas. Elogie-se, sim, Eastwood por ter sabido filmar as músicas e as canções sem recorrer aos tiques do videoclip, optando pela tradição (não, ele não é bota-de-elástico), e por aquele assombroso grand finale à «Weste Side Story», filmado em plano-sequência a partir dos quatro amigos entoando uma canção debaixo de um candeeiro de rua, como se estivessem em palco.

P.S. «Can't Take My Eyes Off You» é uma canção soberba, e não será por acaso que Christopher Walken a repete aqui depois de por ela ter passado em «O Caçador», de Cimino.


In O Diabo (23.9.2014)

1 Comentários:

Blogger Julio Amorim disse...

http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/era-outra-vez-o-cinema-1670634#/0

Satyajit Ray - Lisboa e o Nimas de parabéns !!

2:07 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial