terça-feira, setembro 15, 2015

Christopher Lee - O Príncipe das Trevas


É sob o título em epígrafe que a Cinemateca Portuguesa dedica grande parte do presente mês a Sir Christopher Lee, celebérrimo e prolífico actor londrino, desaparecido em Junho deste ano aos 93 anos de idade, que foi oficial dos serviços de inteligência na Royal Air Force antes de ser Scaramanga em «007-O Homem da Pistola Dourada» (1974), e o melhor Drácula de sempre, depois de Lugosi, bem entendido.

Lee apareceu em 260 filmes ao longo da sua extensa carreira feita durante 7 décadas, muitos dos quais para esquecer (ele próprio dizia que se tem de fazer filmes horríveis de tempos a tempos, e que o segredo estava em nunca ser-se horrível neles), aliás, pelo que não nos deu só múmias ou frankensteins, vampiros ou Saruman, o terrível mago de «O Senhor dos Anéis», a trilogia tolkieniana transposta recentemente para o cinema por Peter Jackson.

Lee era poliglota, cantava ópera, adorava heavy metal e a sua linhagem nobre cruzava várias famílias europeias. A sua vida extra-cinema foi realmente muito aventurosa, levando-o ainda jovem ao Norte de África durante a 2ª Guerra Mundial, onde combateu os Afrika Korps. Escalou montanhas e esteve à beira da morte por mais de uma vez. Foi condecorado por vários governos no pós-guerra, e a sua vida dava um filme, certamente.

Contudo, por mais papéis que Christopher Frank Carandini Lee tenha tido para lá do reino do macabro, a verdade é que a sua carreira é indissociável deste último e em especial do que foi amplamente produzido pelos míticos estúdios da Hammer Film Productions, mais propriamente nos filmes góticos assinados por Terence Fisher, o maior dos realizadores alguma vez contratados por aquela produtora londrina.

Lee era imponente (Elijah Wood chamou-lhe “torre humana”), tinha uma voz magnífica e inconfundível, e tudo quanto fazia era feito com um à-vontade e uma elegância irrepreensíveis, condições sine-qua-non para se ser herói no Horror, que o digam os seus parceiros no crime: Peter Cushing, Basil Rathbone, Boris Karloff e Vincent Price. Foi-se o senhor que restava. Ficam os filmes.


In O Diabo (15.9.2015)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial