terça-feira, novembro 12, 2013

Filmes em revista sumária #425


Depois de entrar a matar, com «Histórias de Caçadeiras», e de seguidamente nos ter ameaçado de forma estonteante a todos com aquele cataclismo fabricado pela mente do protagonista (fabuloso Michael Shannon) do onírico «Procurem Abrigo»; Jeff Nichols continua a não abdicar da sua América profunda e dos seus pulsares latentes, profundamente dramáticos mas terrivelmente monótonos, gerados a partir de células familiares em ruptura iminente e personagens à beira de perderem as estribeiras por dá cá aquela palha, na circunstância «Mud»:

Um filme novamente imenso e gigante; nome da personagem central e título do filme no original em inglês (que é isso de «Fuga»?!), mas também analogismo com o lodo que liga a ilha, onde o foragido se refugia esperando pela sua amada e há um barco dependurado numa árvore (caído do céu e que será a salvação daquele), e a água turva do estuário daquele imenso e denso Mississippi, capaz, no entanto, de dar sustento a pescadores de pérolas!

Um lodo onde Matthew McConaughey (que está soberbo, assim como o par de adolescentes que o veneram e ajudam) vai demarcando o seu território em pegadas vincadas com a marca de crucifixo, forma de afugentar o mau-olhado e as mortíferas mordidas de cobra de água. Um lodo que de tão turvo acabará por protegê-lo e o devolver à vida, vide oceano.

Pelo meio deste novo «western» de Nichols há uma femme fatale, obviamente ‘adaptada’ ao meio ambiente e corporizada numa surpreendente Reese Witherspoon, e os inevitáveis ‘pistoleiro’ reformado (aqui pai adoptivo, interpretado por um Sam Sheppard em boa hora regressado) e bando de bandidos malvados a soldo do pai (outro regressado, Joe Don Baker) e do irmão do amante daquela, morto que foi pelo nosso herói, em defesa da honra dela, claro.

E há, sobretudo, uma câmara e uma sensibilidade líricas que fazem com que seja um prazer renovado cada filme que estreia com a assinatura de Nichols. Que venha o próximo, rapidamente e com Shannon!


In O Diabo (12.11.2013)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial