terça-feira, outubro 20, 2015

Filmes em revista sumária #519


«Homem Irracional», a 46ª longa-metragem de Woody Allen, não destoa nem um poucochinho dos demais filmes que trouxeram até aqui Allan Stewart Konigsberg, algumas vezes em piloto-automático, diga-se, que acabaram por fazê-lo nosso amigo de casa desde que nos lembramos, pelo menos desde «Que Há de Novo, Gatinha?», o seu primeiro, datado de um já longínquo 1966.

Ou seja, mais uma vez estamos perante as suas obsessões e frustrações, mais a religião, o sexo, a vida para além da morte, o buscar a verdade das coisas, o porquê de tudo isto, o decifrar do grande enigma que é o ser humano, pela crítica (sobretudo auto) e pela argumentação (quase sempre corrosiva e hilariante), numa palavra: filosofando.

Parafraseando Woody Allen, demos graças a Deus por não estarmos perante mais um filme em registo de postalinho turístico, como tem sido seu apanágio recentemente, para mal dos nossos pecados. Voltou e bem às comédias românticas, daquelas tipicamente suas que viram policiais de um momento para o outro. Desta vez nem falta um “MacGuffin”: a pilha que ilumina, ela própria o instrumento do merecido castigo do professor de filosofia, que um decidiu, qual epifania, resolver o seu imbróglio existencialista por via de um crime, supostamente para corrigir uma injustiça.

Joaquin Phoenix encarna muito bem a problemática e egocêntrica personagem principal mas é na realidade o lado feminino quem leva a melhor no cômputo geral, seja pela franzina e excelente actriz que já é Emma Stone, seja pela regressada Parker Posey, a saborosa actriz-fétiche de Hal Hartley, em excelente forma.

«Homem Irracional» não é nenhum «Blue Jasmine» e muito menos se equipara ao fabuloso e inultrapassável até agora «Match Point», mas já Pessoa escrevia: o homem é um animal irracional, exactamente como os demais, apenas mais complexo.


In O Diabo (20.10.2015)

2 Comentários:

Blogger Julio Amorim disse...

Um dia vamos ter saudades do "W. Allen do ano"....estas coisas que voltam periodicamente (especialmente no outono).....dão um certo conforto.

10:47 da manhã  
Blogger Paulo Ferrero disse...

Ai vamos, vamos, amigo Júlio, pois vamos :-) Abraço

11:57 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial