terça-feira, dezembro 29, 2015

Filmes em revista sumária #527


Bem pode a Disney gastar milhões e milhões em marketing e bonecada vária para consumo do Pai Natal, e acenar com os billions que o filme custou e já rendeu, entretanto, ou com os nomes de George Lucas e da sua (dela já) Industrial, Light & Magic como cartões-de-visita de «Star Wars: O Despertar da Força», que este 7º capítulo da space opera mais famosa de sempre (quiçá a par de «Flash Gordon», dos anos 30) cujo início remonta a 1977, não chega nem aos calcanhares de «O Império Contra-Ataca» (1980), o 2º capítulo da trilogia inicial (5º capítulo da saga), nem de «A Vingança dos Sith» (2005), o 3º filme da “prequela”, quanto mais ser o filme soberbo e definitivo que há quem já diga que é (uma coisa é ser-se fã incondicional outra é negar-se a evidência).

O problema começa logo no argumento, que custa a engolir, e nas suas piruetas explicativas das personagens, novas e velhas, com coisas a roçarem o caricato, como a história que inventaram para o herdeiro do lendário Darth Vader, a quem se apressaram, aliás, erradamente, a tirar o capacete, e as aparições do Supremo Líder em holograma (estará algures na Coreia do Norte?), mais a confrangedora utilização dos efeitos-especiais, em nada condicentes com os postos ao serviço dos 6 capítulos anteriores, o facto da personagem de Finn passar a vida a arfar, esteja a correr ou parado, etc. por fim, e muito pior, a sensação por demais repetida de que tudo aquilo já foi visto em algum dos capítulos passados - a páginas tantas vemos chegar Solo, Leia (ai coitada…), Skywalker, Chewbacca, C-3PO, R2-D2, as naves do costume, e só falta mesmo Alec Guinness - com jeito ainda aparece em holograma num dos próximos episódios das sequelas da Disney.

Dito isto, o filme entretém bastante, não fora sobre o que é e a herança que transporta consigo. O robot bolinha BB-8 rola bastante bem e Daisy Ridley é a Natalie Portman que não pôde “aterrar” no filme. Harrison Ford está em forma, desde que fora do grande-plano, e J.J. Abrams dá-se melhor na TV. A Força tem destas coisas e a aventura continuará. Fica a pergunta: com o planeta dos maus de 1ª em erupção como é que juntarão as peças para uma … 2ª Ordem?


In O Diabo (29.12.2015)

2 Comentários:

Blogger Ricardo António Alves disse...

Acho que vou ver os Peanuts...

Abraço

1:50 da tarde  
Blogger Paulo Ferrero disse...

Sim, vai, que deve ser melhor :-)
Grande abraço para ti e BOM 2016 para todos!

11:41 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial